quinta-feira, 27 de junho de 2013


Lousa Interativa

A mais nova tecnologia que pode ser utilizada em sala de aula, funciona como uma tela de computador sensível ao toque. Qualquer movimento realizado pelo professor em contato com a tela gera interação com o conteúdo que está sendo projetado. Para operar, a Lousa precisa estar conectada a um computador, que deve estar conectado a um projetor multimídia. 
Esse mecanismo torna as aulas mais dinâmicas e produtivas, com acesso às melhores tecnologias disponíveis, trabalhando conteúdos de forma interativa.
As aulas gravadas podem ser distribuídas aos alunos fazendo com que os mesmos tenham mais interesse e participação.
Além de tornar as aulas mais interessantes, os professores conseguem prender melhor a atenção dos alunos e o interesse. 


Ariana e Valdemir

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Encontrei um artigo do professor José Manuel Moran da Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, muito interessante, pois ele fala que as pessoas precisam modificar a forma de ensinar e aprender, não é somente a tecnologia que vai tornar a aula mais dinâmica, a tecnologia é um meio que vai ajudar nessa mudança, com título: Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. 


Destaco duas citações que gostei muito:
 

1 Podemos modificar a forma de ensinar e de aprender. Um ensinar mais compartilhado. Orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão muito, principalmente as telemáticas. 

 

2As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos. Os grandes educadores atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se. São um poço inesgotável de descobertas. 

Link do texto na integra:

Ariana Barros